Em contato com o Sertão 142, os edis disseram estar tranquilos e que as assessorias jurídicas vão esclarecer os fatos
A Justiça Eleitoral de Alagoas, da 40ª Zona, em Delmiro Gouveia, através de sentença proferida pelo Juiz Eleitoral Elielson dos Santos Pereira, desaprovou as prestações de contas de quatro vereadores eleitos na eleição realizada em 2020. São eles: Geraldo Xavier, Henriqueta Eva Cardeal, Jamil Cordeiro de Araújo Filho e Raimundo Valter Benicio (Casa Grande).
As sentenças foram publicadas na última quinta-feira (11). Segundo consta nas decisões, “as contas de campanha foram submetidas à análise da unidade técnica, a qual detectou a existência de inconsistências que necessitavam de esclarecimentos”. Após notificação aos citados, os então candidatos teriam apresentado documentação fora do tempo determinado.
“Submetidas as contas eleitorais à nova análise, a unidade técnica emitiu o parecer conclusivo pela desaprovação das contas”, procede o veredito. Ainda no texto, o juiz eleitoral faz uma dura citação com referência em Gomes (2012, p. 307/308) nas quatro sentenças, que diz: “A falta de transparência faz brotar a presunção de que a campanha se desenvolveu por caminhos escusos, inconfessáveis, incompatíveis com os princípios que informam o Estado Democrático de Direito; induz a crença de que os autos de prestação de contas não passam de peça ficcional, longe, pois, de espelhar a realidade”.
A reportagem do portal Sertão 142 entrou em contato com os vereadores. Henriqueta Cardeal, Casa Grande e Geraldo Xavier, todos do Partido Social Democrático (PSD), disseram que “a assessoria jurídica já está encaminhando toda documentação necessária para esclarecer os fatos”.
Jamil Cordeiro também foi procurado e disse que “um recurso está sendo impetrado ainda nessa quarta-feira e sua assessoria jurídica espera, logo em breve, esclarecer os fatos”.
Comments