Joia brasileira analisa positivamente a gira australiana, mas vê jogo ruim contra Sonego ao ser eliminado do Grand Slam
João Fonseca fez uma análise sobre a derrota diante do italiano Lorenzo Sonego, por 3 sets a 2 (6/7 [6], 6/3, 6/1, 3/6 e 6/3), que o eliminou do Australian Open, nesta quinta-feira (16). Ele concluiu que não conseguiu jogar bem durante a partida e lamentou o revés, apesar de se mostrar satisfeito o com a campanha geral no primeiro Grand Slam de sua carreira.
- Mentalmente, foi muito difícil o jogo. Depois de ter jogado contra um top-10, jogando com um top-50 que eu já ganhei, mas em uma superfície diferente. É um jogador intenso, sabia que seria um jogo difícil. O primeiro set foi muito bom, consegui me soltar. O segundo e o terceiro set não consegui, não joguei bem. Na verdade, não consegui jogar bem a partida inteira, eu diria, mas consegui ir me adaptando. Meu saque hoje não foi muito bom - disse João Fonseca.
Diferente do que aconteceu contra Andrey Rublev, número 9 do mundo, na estreia, Fonseca cometeu sequências de erros contra Sonego (55º do ranking). Foram seis duplas faltas, 40 erros não forçados e um aproveitamento de 60% no primeiro serviço. Mesmo sem estar em seu melhor dia, o brasileiro avaliou que conseguiu jogar no mesmo nível que o italiano e, por pouco, não conseguiu a vitória.
- Isso que é o legal. Jogamos com um jogador 50 do mundo não jogando o nosso melhor, mas conseguimos fazer um bom jogo e um bom resultado. Feliz pela forma como lutei - disse a joia brasileira, de 18 anos, que levou a partida para o quinto set e perdeu após 3h37min.
Com a eliminação no Australian Open, João Fonseca perdeu a invencibilidade na temporada com a derrota para o italiano. Ele vinha de uma sequência de 14 vitórias seguidas, nove delas sem perder um set. Durante o período, foi campeão do Next Gen ATP Finals e do Challenger de Camberra, além de ter furado o qualifying do Grand Slam australiano.
- Contando com o jogo de hoje, foi uma gira muito boa. Na verdade, foi excepcional. Entrando no top-100, fazendo 15 jogos consecutivos, 14 vitórias e uma derrota. Obviamente, foi dura a derrota de hoje, mas tiro como aprendizado: exigiu experiência e físico. Foi meu primeiro jogo de realmente cinco sets, então estou feliz de ter aguentado fisicamente - avaliou.
Fonseca também mandou uma mensagem para os fãs brasileiros. Assim como em todos os jogos que fez em Melbourne, os torcedores lotaram a 1573 Arena no duelo contra Sonego e deram forças para o brasileiro reagir nos momentos de adversidade, deixando o estádio com clima de uma partida de futebol.
- Só tenho que agradecer à torcida brasileira, que compareceu e torceu pela televisão, me deu muita força nesse torneio. Não só nesse torneio, mas em todos os meus jogos. Tenho que agradecer pelas oportunidades que estão surgindo e é seguir trabalhando para cada vez mais estar preparado para esses dias, jogos e estar melhor colocado no ranking. Vamos com tudo! - finalizou.
João Fonseca iniciou a semana na 112ª colocação do ranking da ATP. Após furar o qualifying e superar Andrey Rublev, número 9 do mundo, na estreia da chave principal, ele entrou provisoriamente no top-100. Seu próximo compromisso deve ser o Challenger de Quimper, na França, que começa na próxima terça-feira (21).
Comentarios