Homenagem é pelos relevantes serviços prestados à preservação ou o desenvolvimento da Literatura das Artes e da Cultura do Estado de Alagoas
No dia em que é comemorado o Dia do Folclore, 22 de agosto, a deputada estadual Fátima Canuto protocolou um projeto de resolução para conceder a Comenda Lêdo Ivo à Mestra Vânia, pelos relevantes serviços prestados à preservação ou o desenvolvimento da Literatura das Artes e da Cultura do Estado de Alagoas.
Vânia Oliveira é nascida e criada na capital do estado, Maceió. Apesar da sua arte ser em fibra e papietagem, a marca de seu trabalho é a cultura popular. Os trabalhos em fitilhos coloridos, que remontam o imaginário do folguedo alagoano, são sua marca, sendo utilizados na confecção de chapéus de guerreiro e bumbas meu boi.
Foi reconhecida mestre pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e condecorada com o título de Patrimônio Vivo de Alagoas pela Secretaria de Cultura em 2015. Com 37 anos dedicados à arte popular, ela compartilha seu conhecimento, ministrando aulas práticas e teóricas em oficinas, palestras e cursos.
“Além de uma artista nata e única, a Mestre Vânia merece todo o reconhecimento por também dedicar sua vida a repassar seus conhecimentos. Como ela mesma diz, ‘não ensina ninguém a ser artista, simplesmente acorda o artista que tem dentro de cada um’. Uma das prioridades do meu mandato é valorizar e reconhecer os representantes da cultura alagoana, os responsáveis por manter vivas as nossas tradições”, disse a deputada Fátima Canuto.
Comments