Sérvio de 37 anos chega pela 50ª vez a uma semi de Grand Slam em busca do 11º título de Melbourne
Novak Djokovic está pela 50ª vez em uma semifinal de Grand Slam. Nesta terça-feira, o sérvio de 37 anos arrancou uma virada diante do espanhol Carlos Alcaraz, vencendo por 3 sets a 1 um duelo de 3h37min para avançar no Australian Open - parciais de 4/6, 6/4, 6/3 e 6/4. A grande batalha entre dois ex-líderes do ranking mundial foi marcado por pontos espetaculares. Melhor para o atual número 7 do mundo, que vai encarar o alemão Alexander Zverev por uma vaga na decisão de Melbourne, na sexta-feira.
- Eu queria que esse jogo tivesse sido a final. Ganhei um dos mais épicos jogos dessa quadra, do nosso esporte - disse Djokovic.
Maior campeão de Grand Slam da história com 24 taças , Djokovic está a dois passos do 11º título de Melbourne. Foi a 99ª vitória do sérvio no Australian Open, alcançando 301 sets vencidos.
No ano passado, o sérvio parou justamente na semi diante do italiano Jannik Sinner, atual campeã de Melbourne e número 1 do mundo. Contra Zverev, atual vice-líder do ranking da ATP, Djokovic tem oito vitórias em 12 jogos no histórico do confronto. Os dois, porém, não medem forças desde a semifinal do Masters 1.000 de Cincinnati de 2023, quando o sérvio levou a melhor.
Na quarta-feira, Sinner encara o australiano Alex de Minaur por uma vaga na semifinal. O americano Ben Shelton e o italiano Lorenzo Sonego disputam o último posto.
Número 3 do mundo, Alcaraz repete sua melhor campanha no Australian Open, único Grand Slam em que ainda não foi campeão - também parou nas quartas de final no ano passado.
O jogo
Novak Djokovic começou o jogo se aproveitando dos muitos erros não forçados de Alcaraz e abriu 2/0, só que não tardou para o espanhol reagir e empatar (2/2). Na reta final do primeiro set, o número 3 do mundo cresceu e conseguiu mais uma quebra (5/4). Mancando um pouco, o sérvio pediu atendimento médico e ficou alguns minutos no vestiário. Alcaraz então sacou para a parcial e fechou em 6/4.
O enredo do segundo set foi parecido. Djokovic abriu vantagem (3/0), e Alcaraz buscou o empate (3/3). Só que desta vez foi o sérvio que cresceu na reta final. Muito agressivo, surpreendeu o espanhol com uma quebra no décimo game para fechar a parcial com um winner de devolução: 6/4.
Djokovic manteve o ritmo forte no terceiro set, enquanto Alcaraz teve dificuldades no primeiro serviço. O espanhol não jogou a toalha e chegou a devolver uma quebra de serviço (4/3), mas logo na sequência foi novamente surpreendido por um Djokovic agressivo que atropelou na reta final da parcial para virar o jogo: 6/3.
Os dois tenistas elevaram o nível do jogo em um quarto set repleto de pontos incríveis como um rali de 33 trocas de bolas em break point salvo por Alcaraz. Djokovic mais uma vez abriu 2/0 e não deixou a vantagem escapar. A quebra no primeiro game foi decisiva para a parcial. O sérvio selou a vitória: 6/4.
Comments