Cânions do Rio São Francisco
- Samir Abelenda de Sena
- 1 de dez. de 2020
- 1 min de leitura

O que mais impressiona nos Cânions do Rio São Francisco? O verde das águas, o dourado dos paredões de arenito ou a hospitalidade e acolhimento do povo sertanejo?
Com cerca de 65 km de extensão, sendo o 5º maior cânion navegável do mundo, os cânions surgiram durante o processo de construção da usina de Xingó. O trecho percorrido pelos catamarãs tem cerca de 17km. Em certos pontos a profundidade chega a 170 m e a largura varia entre 50 e 300 metros.
Dependendo da opção de passeio, são dois pontos de visitação que merecem a atenção do viajante.
O Vale dos Mestres, onde só é possível chegar através dos serviços de lanchas, e o Paraíso do Talhado, onde há dois pontos de ancoragem dos Catamarãs e o turista pode desfrutar de banho em uma área cercada nas águas do Rio São Francisco.
Além destes pontos, o Paraíso do Talhado ainda esconde a gruta, onde é preciso navegar em pequenas canoas para ter acesso. É neste ponto que a natureza revela mais belezas do local e, dependendo do horário e do sol, os reflexos da água nos paredões, criam efeitos incríveis.
Os passeios para os Cânions acontecem partindo de Maceió ou Aracajú, mas se você estiver no Alto Sertão, poderá contar com serviços em Piranhas, Olho D´água do Casado e Delmiro Gouveia no estado de Alagoas, em Canindé, no estado de Sergipe ou em Paulo Afonso, na Bahia.
Cada centavo vale a pena e pode ter certeza que você irá guardar grandes recordações e imagens surpreendentes do local.
Comments