top of page
Assessoria

Agosto Lilás: Fátima Canuto promove sessão especial marcada pela representatividade

Estiveram presentes mulheres pretas, indígenas, sertanejas, do campo, quilombolas, ribeirinhas e LGBTQIA+

Foto: Reprodução

A deputada estadual Fátima Canuto promoveu uma Sessão Especial, na manhã desta segunda-feira (29), para debater o tema “Agosto Lilás: Nunca foi tão urgente agir”. O plenário da Assembleia Legislativa foi ocupado por autoridades, representantes de associações e coletivos e muita representatividade. Estiveram presentes mulheres pretas, indígenas, sertanejas, do campo, quilombolas, ribeirinhas e LGBTQIA+.


“Debater violência contra mulher no nosso estado é mais que necessário, é uma urgência. Até agora, tivemos 18 casos de feminicídio no nosso estado, sendo três apenas em julho. Como presidente da Comissão da Mulher da Assembleia Legislativa, mas também como cidadã, tenho como uma das minhas principais bandeiras a proteção das mulheres. Vivemos em uma sociedade repleta de desigualdades, que entre tantos prejuízos, ameaçam a vida das mulheres. Saímos hoje com diversos encaminhamentos e muita reflexão, esse era o nosso objetivo”, afirmou a deputada estadual.


A Sessão Especial contou com a palestra da juíza aposentada de Minas Gerais, Maria Consentino, que é advogada, especialista em Direito da Mulher, professora, palestrante e idealizadora do projeto social “Maria Vem Com As Outras”.


Estiveram presentes o desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas, Fábio Ferrário; o Defensor Público Geral, Carlos Eduardo Monteiro; o Procurador Geral do Ministério Público de Alagoas, Márcio Roberto; a diretora da Ouvidoria do TRT-AL, Valéria Bezerra; o reitor da UNCISAL, Henrique Costa; a desembargadora e ouvidora do TRT-19, Vanda Lustosa; a diretora do Centro de Diagnóstico da UNCISAL e ex-prefeita de Maceió, Katia Born; a representante da Comissão Especial da Mulher da OAB-AL, Camila Torres; a representante do Coletivo Maria Bonita (Delmiro Gouveia), Anna Moura; a coordenadora do Centro de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM-AL), Paula Lopes; a representante da Associação das Mulheres Advogadas Alagoanas (AMADA), Genilda, representando as Dandaras e Maria Rita, representando as Mulheres do Campo.


Durante a sessão, a deputada Fátima Canuto enumerou seus projetos que já foram aprovados e sancionados pelo Governo do Estado para proteger as alagoanas. Entre eles, a Lei do Código do Sinal Vermelho; a Lei da Denúncia de Violência Doméstica por aplicativo e a Divulgação da Lei do Minuto Seguinte, além das diversas indicações e iniciativas.

0 comentário

Comments


site.jpg
bottom of page